Imagem capa - Iluminação adequada no dia do seu parto por Márcia Pires Fotografia
Parto

Iluminação adequada no dia do seu parto

Já parou para pensar qual tipo de iluminação você deseja no dia do seu parto?

Em um parto humanizado devemos respeitar todos os desejos da gestante.

A maioria das gestantes são orientadas e até mesmo preferem um ambiente de baixa luz, desta forma a evolução do seu trabalho de parto ocorre de maneira mais tranquila.

Vou te explicar melhor, nos partos com pouca luz as mulheres desativam o neocórtex e ativam o córtex primal mais facilmente. O neocórtex é ativado pela intensidade da luz. Ele libera adrenalina e deixa a gestante dispersa. Já o córtex primal é responsável pelas emoções primitivas e liberação da Ocitocina, o famoso hormônio do amor, aquele que facilita o trabalho de parto, fazendo com que flua naturalmente.

Nos ambientes iluminados, as gestantes oscilam suas emoções, medos, raiva, ansiedade, fazem com que elas tenham dificuldade de desativar o lado racional, impedindo a liberação da tal ocitocina e fazendo com que o trabalho de parto se torne mais demorado.

O ambiente menos iluminado torna o parto mais relaxante e tranquilo. É claro que podemos juntar ao benefício da pouca luz outros não menos importantes. É uma soma de recursos a favor do bem-estar físico e emocional...banho quente, massagens, música ambiente escolhida antes e até mesmo acupuntura são indicados para esse processo tão importante e natural que vivemos.




Mas Márcia porque você começou o texto perguntando sobre a iluminação que eu desejo se você já explicou os benefícios para um ambiente com pouca luz?

Ahhh te explico de novo rsrs Você quando me contratar para registrar o momento mais impactante da sua vida, sim a chegada do seu filho(a) é tudo isso e mais um pouco, acredite rss. É importante você entender que num ambiente 100% escuro não é possível fotografar (nem filmar), porque como o próprio nome já diz fotografia vem da luz (Foto=luz, grafia=escrita).

Então uma luz suave e indireta, como abajur, uma luz acessa de outro cômodo entre outros são importantes para que nós profissionais consigamos eternizar o trabalho de parto e nascimento do seu bebê.





Podemos conversar mais sobre isso se você quiser, é só me mandar um email que esclareço suas duvidas!